sábado, 16 de junho de 2012

O Padrão Monetário

Origem e Evolução do Dinheiro

- Escambo =  Simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor em seu estado natural



- Moeda Mercadoria =  Por serem a mais procurada assumiram a função de moeda. Ex.: o gado bovino (locomoção, reprodução e prestação de serviços), o sal (conservação de alimentos)


Palavras derivadas: Pecúnia - Pecus = Gado - dinheiro
                             Pecúlio - Pecus = Gado - dinheiro acumulado
                             Capital - Capita = Cabeça - Patrimônio
                             Salário - Sal = Origem em Roma - Remuneração
                             Cauri - Pau-Brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano - Não permitia o acúmulo por não se fracionar e por ser perecível



- Metal =  Era aferido sue peso e seu grau de pureza. Por não estar ao alcance de todos, tanto para sua localização quanto para o fundir, passou a ser valorizada e ter réplicas sendo utilizada como dinheiro. Ex.: moeda de faca e chave no Oriente e Talento na Grécia e no Chipre. 



- Moedas Antigas = Surgem no século VII a.C., são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.

- Ouro, Prata e Cobre = Por antigos costumes religiosos se utilizou para as moedas o ouro (=sol) e a prata (=lua), mas depois se passou a ser relevante por seu valor extrínseco, através das ligas metálicas. 

                             

- Moeda de Papel =  Começou com o ourives entregando aos seus clientes um papel com o valor entregue.



- Formatos Diversos =  O formato vigente:retangular e horizontal, podendo se apresentar da forma quadrada e no sentido vertical. 


- Sistema Monetário =  É o conjunto de cédulas e moedas utilizadas num país, sendo uma base centesimal. O banco central controla e garante ás emissões de dinheiro. Através do processo de saneamento há substituição das cédulas gastas e rasgadas. O cheque é utilizado para movimentação de depósitos bancários.


- História da Moeda no Brasil:
1580 = Moedas de Metal começam a circular
            Recebeu muitas moedas espanholas devido a unificação para pagamentos de bens, serviços e dívidas
           Domínio Holândes no séc. XVII - que criaram as primeiras moedas no Brasil onde estava a inscrição da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais e do outro lado a palavra Brasil, em 1694 na Bahia, sendo transferida para o Rio de Janeiro, depois Pernambuco e retornou ao Rio de Janeiro.
          Com a chegada da Família Real foi criado o Banco do Brasil em 1835 começaram a se emitir papel moeda o que gerou uma grave crise financeira devida a grande emissão de dinheiro em 1896. Neste ano no Brasil o Tesouro Nacional emitia as cédulas brasileiras, não mais a Inglaterra e outros bancos brasileiros. Em 1964 o Banco Central substitui o Tesouro Nacional.
            No séc. XX as moedas servem para troco com novas ligas de metal para aumentar a durabilidade e reduzir os custos de fabricação.
             De 1942 até hoje teve sete padrões monetários diferentes: cruzeiro (1942), cruzeiro novo (1967), cruzeiro (1970), cruzado (1986), cruzado novo (1986), cruzeiro (1989), cruzeiro real (1990) e real (1994)

         
           


BIBLIOGRAFIA:

http://www.bc.gov.br/?ORIGEMOEDA
http://www.uesc.br/dcec/pedrolopes/artigo_prof_pedro_lopes_sistema_monetario.pdf
http://vimeo.com/7178952

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial